"Aprenda com os exemplos de redação, use-os como exemplos de redação do enem, para o enem 2014. Vá à página Modelo de Redação Dissertativa. Nos inúmeros exemplos de redação dissertativa, note o destaque, abaixo de cada página "exemplos de redação", de temas para redação do enem, ou de vestibular. Saiba, enfim, o que é produção de texto e como fazer redação Enem, como fazer uma redação de vestibular ou concurso público. Temas para a produção de texto, dicas para a produção de texto. Enem 2014. Vestibular 2014. Concurso público."

(Prepare-se já!)

Exemplos de redação Enem


COM AS PRÓPRIAS MÃOS


Bárbaro, na história, foi o termo utilizado para se referir àqueles considerados não civilizados. Até hoje é usado para identificar pessoas rotuladas como brutas e cruéis. Independentemente do emprego, o fato é que em pleno século 21 esse termo vem se tornando cada vez mais comum, representando atitudes que fogem ao conceito de cidadania. Seja por intermédio de manifestações populares que ultrapassam o bom senso da democracia, seja nas atitudes de quem resolveu fazer justiça com as próprias mãos. Retrocesso incompatível com a evolução da existência humana.

Os recentes episódios no Rio denunciam esse movimento, que merece reflexão da sociedade. Em um deles, um rapaz foi preso, nu, a um poste por um cadeado de bicicleta. Cena forte e que deflagra a total insatisfação dos cidadãos com o poder público no que diz respeito à segurança pública. Em outra situação, um rapaz detido pela população é morto a tiros na frente de todos. Um justiceiro que não se preocupou em preservar sua identidade desceu da moto e alvejou o infrator, já detido pelo povo.

Sob a alegação da ineficiência do Estado em oferecer segurança, algumas pessoas estão vendo nessas reações a resposta adequada para dizer basta. No entanto, há todo um grupo de opinião contrária. Estarrecidos, independentemente do delito cometido pelo ‘marginal’, consideram não ser justificável a justiça por conta própria. Afinal, agindo assim, aonde poderemos chegar?

No Império Romano, por exemplo, o termo bárbaro era utilizado para se referir aos povos germânicos, celtas e persas, entre outros. Quem não era igual era bárbaro, sendo rechaçado; o que era um equívoco, pois, apesar de não serem romanos, tais povos tinham seus hábitos e costumes próprios, exatamente como os romanos.

Na atualidade, sabemos que os criminosos convivem com os cidadãos de bem, num mesmo bairro ou cidade. Possuem a mesma cultura, mas, ao cometerem um delito, se posicionam à margem da sociedade, merecendo punição — mas para isso há uma Justiça constituída.

Agir com barbaridade é nivelar por baixo, tornando-se bárbaro. Parece redundância, e é. A política do olho por olho e dente por dente há muito perdeu o sentido. É perigosa e vulnerável a injustiças. Ao adotar prática de justiceiro, a sociedade, essencialmente os jovens, corre o sério risco de perder seus princípios e valores, ficando sem referência e com manchas de sangue nas mãos.

F I M



(Fonte: http://odia.ig.com.br/noticia/opiniao/2014-02-22/marcos-espinola-com-as-proprias-maos.html, Marcos Espínola)


VOLTAR AO ÍNDICE 1


Redação Enem: Temas e tópicos: violência, evolução humana, cidadão brasileiro, redação dissertativa, poder público, segurança urbana, dicas para a redação do enem, justiceiro, ineficiência do Estado brasileiro, temas da redação do enem, opinião contrária, justiça por conta própria, redação pronta sobre cidadania, criminosos, cidadãos de bem, redação pronta sobre manifestações populares, cultura, sociedade brasileira, redação pronta sobre democracia, costumes, justiça no Brasil, justiça com as próprias mãos, redação pronta sobre segurança pública, barbaridade, olho por olho e dente por dente, redação pronta sobre princípios e valores humanos.


REDAÇÃO DISSERTATIVA, DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM, TEMAS DA REDAÇÃO DO ENEM, REDAÇÃO PRONTA SOBRE CIDADANIA, REDAÇÃO PRONTA SOBRE MANIFESTAÇÕES POPULARES, REDAÇÃO PRONTA SOBRE DEMOCRACIA, REDAÇÃO PRONTA SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA ...